Widget de Artigos Relacionados para blog - nRelate Gadget

53 comentários
Widget de artigos relacionados

Widget de artigos relacionados - nRelate

Até pouco tempo atrás, tínhamos o outbrain e o linkwithin, como ótimos Widgets para indicar artigos relacionados. Inclusive, eles são referência na web, porém, apresentam muitos problemas. Às vezes, os servidores ficam fora do ar, outras vezes, causam incompatibilidade no template e os scripts entram em conflito com diversos Gadgets e Widgets no blog.

Pensando nisso, e em ajudar você a configurar a interface do Widget à sua maneira e colocá-lo onde quiser no seu blog, sem que seja necessário a implantação de uma sequência de códigos gigantescos no seu template, resolvemos elaborar este post.

O site que disponibiliza este Widget é o nRelate.

Na nossa opinião, o nRelate é superior a todos os outros Widgets de artigos relacionados.

Um pouco mais sobre este Widget:

Possui interface configurável, podendo-se escolher entre variados tamanhos e números de blocos, com ou sem imagens;

Pode-se escolher 6 modelos diferentes, inclusive o modelo do linkwithin;

Mostra trechos das postagens junto aos blocos indicativos.

Tutorial


widget
Em seguida, você será direcionado para uma tela, onde irá preencher um cadastro, como na imagem abaixo:

Configurando
Agora, vá até sua caixa de entrada e confirme o e-mail de validação.

Inserindo o widget

Procure por install (ou instalar) e você será direcionado para uma tela como a que está abaixo:

Inserir widget
Após selecionar a plataforma do seu blog, você será direcionado para a página a qual irá inserir seu Widget.

Selecione a opção all pages (todas as páginas).

Caso você tenha mais de um blog, selecione o blog ao qual você quer adicionar o Widget, como na imagem que está abaixo:

Configurando
Salve e está pronto! O Gadget leva em torno de 30 minutos a 4 horas para fazer efeito, pois o nRelate está armazenando seus artigos no banco de dados do servidor deles.

Para quem usa hack de postagem, ou seja, postagem em blocos, como aqui no BG, e não quer que o nRelate apareça em cada bloco além do rodapé das postagens, é necessário inserir um comando dentro do código fonte do seu template.

O processo é simples! A Primeira coisa a fazer é verificar se seu Widget possui um nome no título. Se estiver desta forma: nRelate All Pages, deixe assim. Se estiver em branco, acrescente o título nRelate All Pages ao Widget, como mostra a imagem abaixo:

Configurando
Feito isso, vamos ao código fonte do seu blog:

Vá até o menu do Blogger, modelo, editar html, e na caixa de códigos, dê um Ctrl+F

Aí você irá localizar o título que você deu ao Gadget (nRelate All Pages).

Ao localizá-lo, você irá alterar o comando que está em seu blog, para que apareça somente no rodapé das postagens.

Assim:

Primeiro, visualize o número que vem junto ao html antes do título, e salve-o. Exemplo: id='HTML1'

Em seguida, você irá selecionar o <b:widget até </b:widget> que contém o título (nRelate All Pages) do seu Widget no meio do código, como na imagem abaixo:

Configuração

Após selecioná-lo, você irá colar o código, a seguir, alterando somente a parte em vermelho, e colocando o número que estava em seu blog:

<b:widget id='HTML1' locked='false' title='nRelate All Pages' type='HTML'>
<b:includable id='main'>
<b:if cond='data:blog.pageType == "item"'>
</b:if>
</b:includable>
</b:widget>

Salve e visualize ou atualize a página, que você verá o efeito. Caso não apareça, fique calmo, pois em blogs com muitos artigos, leva alguns minutos mesmo para que o nRelate atualize as informações no banco de dados.

Agora, seus artigos relacionados só aparecerão no rodapé das postagens!

Configurando o Widget

Número de blocos, tamanho dos blocos, descrição, logotipo, etc...

Para configurar, é necessário que você acesse sua conta no nRelate novamente. Caso já esteja logado, é só ir em configurações e editar todos os itens na página de configuração destinada ao Widget que você acabou de inserir.

Tudo editado, é só salvar no final da página, clicando em save.

Sempre que você quiser mudar algo em seu Widget de artigos relacionados, basta logar na sua conta do nRelate, alterar o que deseja e salvar, que as alterações são aplicadas imediatamente em seu blog!

53 comentários :

  1. Nossa me ajudou demais, estava tentando procurar algo assim mas não achava, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. no meu está dando erro. Clico em instalar, seleciono a plataforma Blogger e coloco o endereço do blog e então aparece o seguinte erro: "The domain you entered does not seem to be a valid blogger domain."
    Você pode me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que notamos ou você está tendo problema com o domínio do seu blog ou a indexação do conteúdo não está correta aconselhamos a reavaliar os dados na sua conta do nrelate e logo depois reindexe o conteúdo na parte inferior das configurações do nrelate.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  3. O meu no momento de "add Widget" ele aparece um erro, informando que tem espaço em branco, no caso em "editar conteúdo" , além disso não aparece a opção "editar modelo". Por isso não consigo nem chegar na tela de layout do meu blog. Será que pode me ajudar? Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu aparece a mesma coisa! o que eu faço???

      Excluir
    2. Olá Camila, o que acontece é é é preciso sincronizar o nrelate novamente, faça o seguinte exclua o blog do nrelate e aprete no botão do painel nrelate, "estalar novamente" acredito que este erro sumirá.

      Excluir
    3. Olá Andrew! Muito obrigada por responder! Eu consegui fazer oq vc ensinou,porém agora os posts relacionados só aparecem no post e não na página principal, sabe??? Socorrooo hehe o que eu faço?? Qual foi o meu erro??

      Excluir
    4. Camila, o Nrelate está aparecendo somente nas postagens justamente porque essa é a finalidade do tutorial acima, caso queira que os artigos relacionados Nrelate apareça na página inicial basta você excluir este Gadget ir até o site do Nrelate e inserir novamente sem seguir o tutorial acima para ocultar na página inicial.
      Qualquer dúvida volte a postar no final dos cometários.

      Excluir
    5. Não dei nem tempo de você responder, mas eu consegui! hehe A dica para quem tiver o mesmo problema é de escolher a opção de "todas as seções dos blog". Eu estava escolhendo "somente posts"...erro meu hehe. Obrigada, viu!! Tentei por tudo o linkwhithin e não dava mesmo...o Nrelated me salvou =))

      Excluir
    6. Olá Camila, fico feliz que tenha resolvido seu problema. Achei que você queria que os artigos relacionados aparecessem na página inicial, foi uma má interpretação minha. Agradeço o contato qualquer duvida sobre qualquer artigo do BG não exite em contacta-nos. Você também pode usar a aba contato no menu blog BG para me enviar um e-mail.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  4. COMOCOLOCAR UM ENQUAL O 'SEU'
    MEU BLOG=http://tendtudo190.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. cara MUITO obrigado eu tava dias tentando add posts relacionados no meu blog
    só conseguir agora com o seu tutorial parabéns pelo o site e muito sucesso para você

    ResponderExcluir
  6. recomendo LINKWITHI POISNÃO PRECISA DE CADASTRO

    ResponderExcluir
  7. Esse plug Nrelate só tem um problema, ele trava qualquer biblioteca Jquary que houver no blogger. Esta fica sendo a unica opção já que o Outbrian e Linkwith não estão entrando no blogger. [ ? ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emersson, Desculpa, mas temos vários plugins jquery em vários blogs modelos e em nenhum deles aconteceu algum conflito, acredito que você deve estar com outros scripts pesados em seu blog e esta culpando o nrelate. Avalie se este é realmente o problema.

      Excluir
  8. Obrigado mesmo! Finalmente encontrei. Eu uso o LinkWith em dos meus blogs, mas não tava conseguindo mais colocar no novo. Agora deu certo. Valew

    ResponderExcluir
  9. Brutal!! ;)
    Foi a única forma que deu para o meu blog. Já tinha visto e tentado umas 6 maneiras com o Linkwithin mas este é sem duvida muito melhor. Ter de registar vale muito a pena.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  10. Como faço para mudar idioma? Tipo fica assima logo acima das sugestões "You may also like -"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior, esta opção do Nrelate está disponível no painel bastas procurar pelo texto exatamente como está ecrito a fazer a alteração de acordo com o que você quer.

      Excluir
  11. Oi tudo bem? Já tentei instalar o outbrain e o linkwithin, e os dois deram o mesmo problema. Quando clico em instalar e eles entram na minha pagina no blogger, aparece a seguinte mensagem : o internet explorer bloqueou um script entre paginas, e o código do gadget fica em branco. Já fiz a limpeza de cookkies e nada. O que devo fazer? Existe algum gadget de postagens relacionadas que já venha com o código pronto, sem precisar desse intercurso entre paginas? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, tanto o outbrain quanto o linkwitin estão apresentando problemas na hora de aplicar nos blogs.. algumas vezes não se consegue nem fazer o cadastro nos respectivos sites.

      os dois metodos citados aqui funcionam da mesma forma que nrelate, nada mais é do que um script inserido no site para puxar dados, na maioria das vezes pelo feed, e no seu caso o seu blog possui resumo de postagens.. é aconselhável que use este método tanto para o outbrain, linkwithin e o nrelate, mas até o presente momento o nrelate é o unico não está apresentando problemas.

      enfim, meu conselho é que aplique o nrelete mesmo, siga os passos descritos no tutorial com calma, poste suas duvidas aqui e você notará que este intercurso fica facil de ser aplicado.

      espero que tenha ajudado, qualquer duvida não deixe de nos comunicar.
      O BG agradece a visita.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  12. Andrew acho suas dicas excelentes, agradeço muito sua boa vontade em me responder. Usei por um tempo o nrelate, como você mesmo ressaltou o ponto forte dele é que é bem editável, mas não é dinâmico, quando ele "encarna" em uma postagem só relaciona ela, fora os posts que eu exclui e ainda aparecem no blog. Vou continuar a minha busca....Quem sabe dou sorte. Ate agora já estou na 4 pagina do google e nada...rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, os posts que você excluiu e ainda aparece no nrelate, é apenas cash, não demora muito eles somem, quanto ao fato dos blocos insistirem em aparecer as mesmas postagens relacionadas no mesmo post existe uma opção no nralate, que você pode pedir para que seja bem eclético quanto ao modo como vai aparecer. Espero ter ajudado.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  13. Andrew desculpa a amolação, estou desesperada, fiz login na minha conta no blogger e quando tento entrar no home dos meus blogs, a pagina fica em branco não aparece nada, ja tentei atualizar e tudo. O que eu faço? Fui hackeada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, Calma as vezes é só um problema de resolução de tela. segura o ctrl
      e gire o midle mouse (o botão do meio) e gira para ver se volta ao normal caso não de certo me envie um e-mail para detonagamer@live.com para que eu possa te instruir melhor pois haverá imformaçãoes a respeito da conta que tem que ser sigiloso.

      Excluir
    2. estou online agora ou se preferir me chame através do chat BG na coluna lateral do blog

      Excluir
    3. Pare de usar esse lixo de Explorer e use O Google Chrome e evolua para a rapidez, Explorer é da Microsoft, Windows 8 é da Microsof, 2 lixos que você deve estar usando, faça como o Google não invista em designer invista na parte de programação para obter capacidade e potência. Teste e verá a diferença.

      Excluir
  14. Muito bom! Valeu pela força, funcionou perfeitamente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geizian, agradecemos o contato e ficamos felizes em saber que o artigo de "Gadgets de artigos relacionados" tenha sido útil para você.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  15. Ótimo artigo, Andrew!
    Me ajudou de mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, agradecemos o contato e ficamos felizes que o artigo tenha sido útil pra você, Caso tenha alguma dúvida não exite em nos contactamos.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  16. Já tentei várias vezes no meu não aparece. Nem no linkwithin, nem nesse. Porque será?? Precisa ter muitas postagens para aparecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o nrelate está funcionando perfeitamente, é necessário que faça uma avaliação dos seu artigos e do tema que você usa em seu blog para que possa ser diagnosticado o problema. Para que possamos resolver, entre em contato com os serviços BG no menu do acima, e forneça todas as informações necessárias, para que possamos estar dando um suporte a você e seu blog.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  17. Nossa, me salvou! nao achei essa informação em nenhum outro lugar! obg!!!

    ResponderExcluir
  18. Ótima dica, apliquei e deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  19. Olá! O meu está aparecendo HTML2, ao invés de HTML1. O que faço?

    ResponderExcluir
  20. Tipo eu fiz tudo conforma esta aeew. So que quando eu crio uma pagina tipo "sobre nos", "contato" continua mostrando o relacionados tem alguma forma de tirar das paginas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David, é possível sim é ate relativamente fácil, porem o código precisa ser alterado na raiz para aparecer somente em postagens, entre em contato comigo através do menu serviços que lhe darei um maior suporte amigo.

      Excluir
  21. Como editar um q já veio instalado no Template so q não aparece os posts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na realidade o que você possui é um script que faz a leitura do seu Feed e exibe os artigos relacionados baseados em nomes datas etc.. cada script possui um código especifico. Se o mesmo não está exibindo os artigos aconselho a deletar todo o script para melhorar o carregamento das páginas, e migrar para o nrelate seguindo o tutorial acima, você terá muitas vantagens.

      Excluir
  22. Olá!! Muito obrigada, me ajudou!! Mas tem como tirar o nome/logo do nRelate debaixo das miniaturas dos posts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá juliana tem sim dentro do painel do nrelate existe uma opção aonde você pode retirar a logo do painel deles de uma olhada com calma no painel.

      Excluir
  23. Oi, uma duvida, instalei o nrelat esta semana, mas as postagens relacionadas permanecem as mesmas, nunca mudam. Tenho varios outras imagens para mostrar , mas sempre mostra as mesmas, como arrumar isto? obrigado, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julianochina, dentro do painel do Nrelate existe uma opção alterar a maneira como os posts relacionados são exibidos, de uma olhada nesta etapa amigo.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  24. Olá tem como eu excluir uma conta do nrelate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Welton, nunca tetamos excluir uma conta do nrelate porem acho que a conta é excluída automáticamente do sistema ao ficar muito tempo inativa, caso esteja tendo problemas com esta conta crie uma nova conta e utilize o nrelate normalmente.

      Ao meu ver ainda é o melhor aplicativo para se mostrar posts relacionados.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  25. Oii
    Não sei como salvar esse numero HTML 1? O que eu faço?

    ResponderExcluir
  26. Olá Vivian, este numero refere-se ao numero do Gadget de artigos relacionados que já está inserido em seu blog. Você deve gravar o numero em um bloco de notas ou memoriza-lo, e após inserir o código do tutorial acima, você deve modificar o numero do HTML para o mesmo que vc havia gravado ou memorizado anteriormente, Ao altera-lo basta salvar que já estará funcionando sem problemas, qualquer duvida volta a postar.

    Abraço Andrew Silva do BG.

    ResponderExcluir
  27. segui o tutorial e não deu certo no meu blog, esperei o dia todo e nada apareceu.

    ResponderExcluir
  28. Olá amigo, boa tarde!
    Fiz o tutorial e ainda não funcionou, mas estou aguardando as 24 horas para ver se funciona!
    Muito bacana a dica!
    Você poderia informar algo a mais sobre a parte de ganhos do nrelate?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Olá amigo, Boa tarde! o link não está carregando. Poderia me ajudar? Grato

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.