Big Data - Prepare-se para esta revolução tecnológica!

2 comentários
megadados

Big Data - A tecnologia que irá revolucionar o mundo

Sabemos o que você faz quando acorda, sabemos o que você faz no trabalho, em casa, na rua e quando vai dormir. Todos os dias você envia dados para a internet que revelam cada passo que você dá. Mas não se assuste! Não acontece apenas com você, mas comigo, com todos que utilizamos a internet, seja no computador, no tablet ou no Smartphone.

Vamos explicar para você:

Com a declaração "A enorme quantidade de dados disponível permite prever o comportamento dos indivíduos. O desconhecido deixará de ser a regra e passará a ser exceção." o diretor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Alex Pentland, resume o que o big data irá trazer para nós num futuro próximo.

Big Data (ou mega dados) é o nome conferido à tecnologia inovadora que se caracteriza na junção da enorme quantidade de dados que deixamos na internet. Com esses dados é possível fazer uma varredura do nosso dia a dia pela web, rastros que deixamos, como onde comemos, o que assistimos, onde trabalhamos, qual rota fazemos e o que procuramos nos buscadores, entre outros.

Tanta informação, muitas vezes parecida, pois estamos diariamente fazendo o que milhares de outras pessoas também fazem pelo mundo, pode ser muito útil para prever e evitar, inclusive, epidemias de doenças.

Como?

Imagine que você, o seu vizinho e seu colega de trabalho ou de classe desconfiam que estão ficando gripados, e começam a pesquisar na internet sobre remédios para gripe. É possível que outras pessoas na sua cidade estejam fazendo o mesmo, então, através dos dados que foram deixados nas pesquisas, o Google Flu Trends irá detectar um possível surto de gripe nesta área. Assim, os cientistas sociais podem acionar as autoridades da saúde no local e evitar ou diminuir o surto.

Ainda nos dias atuais, saber onde moramos, onde costumamos ir e o que fazer é tarefa para o senso demográfico. Porém, com o big data, captar esses dados, se tornará cada vez mais fácil e útil, principalmente para a área da saúde e para o planejamento urbano.

Há casos em que, com as informações passadas pelos usuários de smartphones através de aplicativos e do GPS, torna-se possível melhorar o fluxo de trânsito de uma cidade.

Com a evolução do big data, estima-se que, daqui há vinte anos, toda uma cidade poderá ser comandada por dados, em todos os setores, como saúde, energia elétrica e transportes, como um grande "sistema nervoso" central, o que levará a uma revolução tecnológica mundial.

Texto por: Fernanda Silva

2 comentários :

  1. Parabéns pelo post Fernanda! Além do que você citou acredito que muitas tendências financeiras já podem ser percebidas com a análise prévia dos dados. Você sabe me disser se existe um linguaguem específica para acessar estes dados ou cada rede de relacionamentos tem um procedimento?
    Obrigado Gurgel!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post Fernanda! Além do que você citou acredito que muitas tendências financeiras já podem ser percebidas com a análise prévia dos dados. Você sabe me disser se existe um linguaguem específica para acessar estes dados ou cada rede de relacionamentos tem um procedimento?
    Obrigado Gurgel!

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.